ORGULHO DE SER IBCLC
Cristina Pincho

Não sou CAM sou Consultora de Lactação IBCLC

Tenho orgulho em ter feito das primeiras formações em Aconselhamento em Aleitamento Materno que houve em Portugal, no início de 1997. Dessa forma, sem o saber na altura, estava a abrir um caminho que me trouxe até aqui – hoje sou, também com muito orgulho, Consultora de Lactação Certificada – IBCLC – que em todo o mundo é a única profissão certificada na área do apoio à amamentação e lactação humana.

Juntamente com outras pessoas abrimos caminho para que em Portugal houvesse um apoio formal à amamentação. O curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno foi desenvolvido pela OMS e UNICEF para apoiar a Iniciativa dos Hospitais Amigos dos Bebés dando formação aos seus profissionais para os capacitar a melhor apoiarem as mães. Nós, que fizemos os primeiros cursos e que fomos abrindo caminho para outros, quando nos referíamos à formação que tínhamos dizíamos que tínhamos formação em Aconselhamento em Aleitamento segundo as orientações da UNICEF e OMS. Tínhamos a plena consciência de que tínhamos apenas feito uma ação de formação de 40 h e nada mais do que isso. Com o decorrer do tempo, não sei como nem porquê, as pessoas que posteriormente fizeram esse mesmo curso começaram a dizer que eram Conselheiras em Aleitamento Materno (CAM), como se de uma profissão distinta se tratasse. De tal maneira a situação se generalizou que levou a UNICEF em Portugal a ter de tomar uma posição e a anunciar no seu site, junto à informação dos cursos que promove, que “A Formação em Aconselhamento em Aleitamento Materno é uma aquisição de competências para as atividades profissionais e não um grau académico ou uma profissão distinta.” 

Tenho uma inquietude que vive dentro de mim e que me leva a não ficar conformada, a querer ir mais longe. Depois de ter feito esse primeiro curso, descobri a Liga La Leche,(LLL) uma organização maravilhosa, de mãe para mãe, pioneira mundial no apoio à amamentação. Tornei-me moderadora da LLL através de um processo de acreditação que obrigava a um conhecimento muito profundo nesta área. Se dúvidas tivesse de que para apoiar mães era necessário muito mais do que uma pequena formação em aconselhamento em aleitamento materno, deixaram de existir e continuei sempre no meu caminho para mais conhecimento, mais empatia, mais dedicação, melhores formas de chegar às mães, mais experiência e descobri que havia uma profissão certificada – Os consultores de Lactação IBCLC. Era lá que eu queria chegar. Um consultor de lactação* é um profissional especializado na área da Ciência da Lactação para o apoio à amamentação e lactação humana. A sigla IBCLC significa International Board Certified Lactation Consultant, ou seja, Consultor de lactação certificado internacionalmente.

Como a amamentação é uma área tão abrangente os consultores de lactação além de formação na área da amamentação e lactação humana têm de ter formação em diferentes áreas das Ciências da Saúde, em Psicologia, Sociologia e Antropologia. Estamos a falar de um assunto sério que envolve a saúde e bem-estar de bebés, mães e toda a família.

Toda a seriedade que a certificação envolve não me deixa dúvidas de que é aqui que quero estar. Por exemplo, a profissão de Consultor de Lactação é regulada internacionalmente por uma entidade que funciona como uma ordem profissional – Se pensarmos que “as ordens profissionais são criadas com vista à defesa e à salvaguarda do interesse público e dos direitos fundamentais dos cidadãos e, por outro lado, a autorregulação de profissões cujo exercício exige independência técnica"**, dá alguma segurança procurar um profissional certificado, não dá?

E mais, como o conhecimento não é estanque, para sermos Consultores de lactação, temos de nos manter atualizados. Tenho tantas horas de formação na área da amamentação e lactação humana bem como nas áreas afins que nem tenho conta. Um/a Consultor/a de Lactação IBCLC tem de se recertificar de 5 em 5 anos -  não só é uma forma de a garantir que nos mantemos atualizadas como é também uma forma garantir a excelência da profissão.

Podia ter feito atalhos, podia ter-me mantido sossegada, podia ter inventado outros nomes para alguma suposta nova profissão, podia dizer que sei muito de amamentação e que a certificação não é importante em si, mas gosto de pensar que sou uma pessoa coerente e coerente com o meu grau de exigência não podia deixar de ser Consultora de Lactação Certificada IBCLC.

* O termo Consultor/a de Lactação é o nome abreviado de International Board Certified Lactation Consultant  (IBCLC) – uma profissão reconhecida e não deverá ser usado por quem não tem a certificação conferida pela a IBLCE®

** https://www.cnop.pt/sobre/funcoes/

Cristina Pincho

Mãe de cinco filhos. Licenciei-me em Ciências Sociais, nas áreas de Política Social e de Psicologia. Desde 1990, altura que engravidei da minha primeira filha, dediquei-me a questões relacionadas com a maternidade e primeira infância. A partir de 1996, com mais bagagem de informação e confiança como mãe, comecei a desenvolver projetos mais formais, pioneiros em Portugal, para apoiar mães e bebés. Assim, sou Doula, Educadora perinatal, Instrutora de massagem para bebé e especializei-me no apoio à amamentação, sendo Consultora de Lactação Certificada (IBCLC).

Gosto de pensar que contribuo para a tomada de decisões conscientes e informadas por parte da grávida/casal, além de transmitir segurança e tranquilidade numa das fases mais bonitas da vida, tudo isto para que o bebé possa ter o melhor começo possível. Essencialmente vejo-me como defensora do bebé e facilitadora da relação única que se pode estabelecer entre a mãe e o bebé. Acredito que se começarmos o mais cedo possível, na preparação para o nascimento, tranquila e individualizada, melhores serão os resultados