CARTA ABERTA
Graça Gonçalves

Queridos utentes e amigos da Clínica Amamentos

Como é do vosso conhecimento a situação epidemiológica atual ocasionada pelo vírus covid- 19, inédita e imensamente abrangente, é considerada já neste momento uma pandemia e em Portugal está a aumentar.

Apesar de este vírus ter um comportamento aparentemente benigno nas crianças, elas não são poupadas à infeção e, como em todas as doenças virais respiratórias, tornam-se as grandes propagadoras, fazendo a doença chegar a toda a família, incluindo pessoas de maior risco, como os avôs.

Pela nossa parte, e como modo de evitar a propagação, decidimos encerrar todas as atividades de grupo como cursos, workshops e aulas de yoga. Apenas o que puder ser feito através dos meios audiovisuais, como o workshop de BLW, terá continuidade.

Temos colocado em prática todas as medidas possíveis de higienização pessoal e do ambiente, tentando mesmo evitar os nossos habituais aglomerados, sobretudo de final de dia, afastando as pessoas entre si, e observando os doentes em horários separados dos supostamente saudáveis.

No entanto, dada a gravidade da situação, parece-nos importante ir mais longe nas medidas de controlo da infeção, pelo que vos lançamos o apelo a que adiem as consultas que não seja imprescindível serem feitas de imediato, como consultas anuais, ou mesmo as mensais, caso não existam motivos de preocupação com a saúde da criança.

Colocamos ainda a hipótese de sermos nós a desmarcar as consultas por impossibilidade dos nossos profissionais as executarem. Nesse caso, teremos em atenção as prioridades e urgências e também para isso contamos com a vossa compreensão e auxílio.

Disponibilizamo-nos, como sempre, a dar todo o apoio telefónico, por e-mail ou mensagem e se necessário faremos as consultas por WhatsApp ou Skype, caso seja exequível e desejável.

Recomendamos o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas) e a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos).

Passem aos vossos filhos informação clara sobre como é que eles se podem proteger, incentivem os vossos filhos a fazer perguntas e a expressarem as suas ansiedades. Se tiverem dúvidas contactem o vosso pediatra.

Caso existam sintomas respiratórios e possível história de contato não se dirijam à clínica nem a hospitais, liguem para a linha de saúde 24 para poderem ser testados.

Desejamos, como todo o mundo, que esta situação acabe rapidamente e com o menor número de danos possível, mas estamos cientes que todos temos que contribuir. Aguardamos a decisão dos responsáveis de saúde sobre o encerramento ou não de todas as escolas, esperamos que sejam sábios na implementação das medidas de saúde pública, e que todos nós em geral saibamos ter o comportamento mais adequado.

Graça Gonçalves

São mais de 36 anos de carreira médica.

Como tem sido? Penso que como todas as profissões com momentos bons (a maior parte) e momentos menos bons (poucos felizmente). Mas sempre vivida apaixonadamente.

O que me deslumbra na medicina? O desafio de cada dia: o novo conhecimento sempre a surgir, os novos conceitos que nos obrigam a entender que nunca sabemos tudo, que não existem verdades absolutas e imutáveis e a necessidade de estudar e saber mais e melhor.

O que mais me agrada na pediatria? O contato com as pessoas, os pais e as crianças. A confiança que em mim depositam, e que eu me esforço por não defraudar, faz que apesar do cansaço de cada dia, desfrute dos nossos encontros e continue a rir-me com os pais das peripécias e desafios da parentalidade, tentando “descomplicar a vida” que a sociedade nos impõe.

Porquê a diferenciação em neonatologia? Porque o contato com o início da vida é fascinante e um pequeno milagre a renovar-se com cada criança que nasce.

Porquê a diferenciação na área da amamentação? Porque amamentar é a forma natural de alimentar as crianças, e poder ajudar as mães a conseguir ultrapassar as dificuldades iniciais é egoística e comoventemente gratificante.