A autoalimentação das crianças (Baby Led Weaning - BLW) como método introdutório da diversificação alimentar aos 6 meses tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos junto dos pais e até dos avós.
Quem consegue ficar indiferente ao ver o interesse e capacidade dos bebés para agarrar os alimentos, levá-los à boca e mastigá-los, juntar se à refeição da família, aprendendo com pais e irmãos, descobrindo o prazer de uma refeição partilhada.
Comer deve ser uma experiência multissensorial onde a criança vai desfrutar das inúmeras cores dos alimentos, cheirá-los e saboreá-los de forma individual, sentir diferentes texturas na boca, depois de ter percebido qual a sua consistência, temperatura e forma com as mãos. Até a audição é estimulada porque diferentes alimentos produzem diferentes sons ao serem mastigados.
Mas existem regras a observar quando se coloca o método em prática, para que a criança se possa desenvolver e crescer de forma saudável.
Vamos falar sobre tudo isto e para que os pais se sintam mais à vontade, vamos desafia-los a fazer a comida connosco e colocar os bebés a desfrutar da refeição.