A Terapia Craniosacral é um trabalho corporal que consiste no desbloqueio do sistema craniosacral - sistema hidráulico, contido na dura-máter – membrana que envolve o cérebro e espinal medula. Este sistema fisiológico, tem como principal função, produzir e fazer circular o líquido céfalo-raquidiano, essencial para manter saudável o sistema nervoso central e o cérebro.
O corpo tem mais capacidade de cura quando o sistema parassimpático é dominante, isto é, quando estamos mais relaxados, ou durante o sono.
O sistema simpático, conhecido como o sistema de "lutar ou fugir", é ativado pelo modo de vida moderno e stressante, por momentos de ansiedade, medos, ou restrição de sonos regulares, que muitas vezes estão presentes na gravidez, parto e pós parto.
A terapia envolve toques e movimentos suaves, que promovem o alívio da pressão do cranio ao sacro, minimizando dores e tensões.
Para além dos benefícios musculares, alinhamento postural e recuperação da flexibilidade da fáscia, logo às primeiras sessões, é possível sentir o relaxamento profundo do sistema nervoso central, e o equilíbrio entre os sistemas simpáticos e parassimpáticos, optimizando a função de ambos e desbloqueando questões psico-emocionais.
Na gravidez é indicada para:
No último mês, pode ser iniciado um trabalho facilitador do processo natural do parto, relaxando os ossos e ligamentos da pélvis.
No Pós Parto: