A Terapia Craniosacral é um trabalho corporal não invasivo, em que o toque é sempre suave e lento. Trabalha o Sistema Craniosacral, que consiste num sistema hidráulico, contido na dura-máter – membrana que envolve o cérebro e espinal medula. Este sistema fisiológico, tem como principal função, produzir e fazer circular o líquido céfalo-raquidiano, essencial para manter saudável o sistema nervoso central e o cérebro.
O corpo tem mais capacidade de cura quando o sistemaparassimpático é dominante, isto é, quando estamos mais relaxados, ou durante o sono. O sistema simpático, conhecido como o sistema de "lutar ou fugir", é afetado pelo modo de vida moderno e stressante, mas não menos,por um início de vida atribulado ou desvinculado.
Para além do relaxamento muscular, alinhamento postural e recuperação da flexibilidade da fáscia, a terapia craniosacral facilita o relaxamento profundo, sensorial e neurológico, e o equilíbrio entre os sistemas simpáticos e parassimpáticos, optimizando a função de ambos.
A terapia craniosacral é um tratamento que pode ser aplicado em bebés e crianças que tenham vivido stress na gestação, partos instrumentalizados, com indução, ou cesarianas.
Indicado para:
A terapia envolve toques e movimentos suaves, que promovem o alívio da pressão no cranio, minimizando dores e tensões, e relaxando o sistema nervoso central.
Na gravidez, a terapia craniosacral elimina os desconfortos associados a esta fase, como dores lombares, ciatalgia, desconforto nas pernas, tornozelos e pés, dores de cabeça e distúrbios do sono.
No último mês, pode ser iniciado um trabalho facilitador do processo natural do parto, relaxando os ossos e ligamentos da pélvis.