Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma ciência que estuda e avalia as influências recíprocas entre o psiquismo e a motricidade, ou seja, a relação entre as expressões corporais e as componentes emocionais, cognitivas e sociais da criança. É uma terapia de mediação corporal que dirige a sua intervenção através do corpo em movimento e atua ao nível da capacidade de sentir e pensar o seu corpo, desenvolvendo a relação motricidade-emoção-cognição.

De acordo com as diferentes fases de desenvolvimento da criança, o psicomotricista recorre a técnicas lúdicas (sensório-motor, de cariz simbólico, regras, cooperação, construção, entre outras), técnicas de relaxação e consciência corporal (autorregulação e consciência do corpo) e técnicas expressivas (recorrendo à dramatização, música, dança), de forma a relacionar o mundo interno com o mundo externo da criança e a potenciar o seu desenvolvimento psicomotor.

O corpo é o alvo de todas as vivências pessoais, relacionais e sociais, e muitas vezes quando a criança não consegue expressar por palavras o que sente e as suas dificuldades, expressa-o através do corpo (pela agitação, impulsividade, comportamentos agressivos, inibição psicomotora, mutismo…). Ao ser uma terapia de mediação corporal, em que o enfoque não está na expressão verbal mas sim na expressão corporal, favorece a adesão de crianças com dificuldades na comunicação verbal, na compreensão e gestão das emoções, na autorregulação do comportamento e na relação com os outros.

Através desta abordagem a psicomotricidade atua em dificuldades ao nível do comportamento, da aprendizagem, do desenvolvimento e no domínio psicoafectivo. Destina- se a crianças com agitação psicomotora e irrequietude, impulsividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, dificuldades na expressão das emoções e na relação com os outros (competências sociais), problemas psicomotores (ao nível do equilíbrio, organização espacial e temporal, noção do corpo, motricidade fina e global), perturbações do desenvolvimento.

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