Esta consulta tem por objetivo diminuir o sofrimento sentido perante a situação de vida em que a pessoa se encontra, aumentar a capacidade de adaptação a uma situação específica, melhorar a sua autoestima, diminuir sintomas somáticos, melhorar a sua capacidade relacional (entre outros), melhorando a sua qualidade de vida como um todo.
A gravidez é um período de vida particularmente sensível da vida da mulher, onde existem profundas alterações não só físicas como a nível emocional. Existem desejos e expectativas positivas face à nova fase da vida, mas também receios e angústias que é importante que possam ser trabalhados para assegurar o bem-estar da mãe e do casal parental, mas também para preparar um bom acolhimento ao bebé.
O pós-parto é um período especialmente vulnerável na saúde mental da mulher, onde lhe é exigida uma enorme mudança de vida e uma grande adaptação a um novo papel, a novas rotinas, para além das mudanças hormonais e psicológicas características desta fase. A Depressão Pós-parto e a Ansiedade são comuns e muitas vezes, se não diagnosticadas e tratadas atempadamente, podem prolongar-se durante muito tempo, com consequências prejudiciais para todos os membros da família. O acompanhamento psicológico é também nesta etapa uma ferramenta fundamental de apoio e ajuste a uma boa relação mãe-bebé (que nem sempre surge “espontaneamente” como as mães idealizavam) e a esta nova fase da vida da família.
Engravidar nem sempre é um processo fácil como os casais antecipavam e pode ser uma fase difícil e demorada, com a necessidade de recurso a tratamentos de fertilidade. A ansiedade e a estabilidade emocional, principalmente da mulher, são um factor relevante no processo. O acompanhamento psicológico, individual ou de casal, pode ajudar a lidar com as expectativas e angústias inerentes a esta etapa.
Todos os pais têm dúvidas e isso é normal, mas todos os filhos são diferentes e nos colocam desafios novos para os quais, por vezes, podemos precisar de ajuda. O acompanhamento parental pretende dotar os pais de estratégias e novas competências para lidar com as dificuldades específicas de cada filho, melhorando as suas relações e a harmonia da família globalmente.
Nesta fase específica da vida novas angústias se colocam, sentimentos de perda de independência, lutos precisam de ser elaborados, por vezes a solidão faz-se sentir. O acompanhamento psicológico proporciona um aumento global da qualidade de vida do idoso.