O freio é uma estrutura que existe a unir o pavimento da boca à linha média da língua. É normal, portanto, ter freio da língua. Não é normal ter o freio muito curto, de modo que possa afetar os movimentos da língua.
O mero facto de ter um freio curto não significa que existam consequências negativas para a amamentação, havendo casos em que a amamentação decorre sem problemas para a mãe e para o filho. No entanto, algumas destas crianças vêm a apresentar dificuldades na fala ou alterações dentárias consequentes ao freio curto.
Em muitos outros casos, a amamentação é a primeira e grande dificuldade para estas crianças, e enquanto não for feito o tratamento cirúrgico adequado (corte do freio) existirá sofrimento e grandes dificuldades da mãe e do filho. O corte do freio deve ser feito por pessoas habilitadas a fazê-lo e com conhecimentos que lhes permitam identificar até que profundidade deve ser feito o corte.
O bebé deve ser orientado para uma consulta de lactação com um consultor credenciado sempre que as dores/deformações/fissuras nos mamilos persistirem apesar de uma aparente boa pega, sempre que o bebé tenha dificuldade em fazer a pega, ou pareça cair da mama por não conseguir manter o vácuo, ou fizer estalidos a mamar e sempre que haja dificuldades na progressão de peso.