Preparação para o Parto e Parentalidade

A chegada de um primeiro filho é sempre um enorme desafio, vivido habitualmente com grande ansiedade e dúvidas. A maior parte dos pais sentem-na como uma prova: será que eu vou ser capaz? E para a mãe a angústia ainda é maior: será que o meu corpo vai conseguir alimentá-lo?

Existe toda uma série de atitudes e comportamentos muito típicos do recém-nascido, que para quem não está habituado a tomar conta de bebés vão originar inúmeras questões. Agora está a respirar tão depressa e ao fim de pouco tempo parece que não respira! Está sempre a chorar, o que se passa com ele, o que fiz eu de errado? Não faz cocó há 12 horas, será que devo ajudá-lo?

Muitos casais encontram-se sozinhos, sem referências no modo de atuar, e sem ninguém com quem partilhar angústias. Outros casais recusam-se a seguir velhos modelos dos familiares (não lhe dês tanto colo, que o estragas com mimo…), porque não sentem eco nestes conselhos.

Saber o que pode esperar de um bebé, o seu comportamento normal, o que significam as suas atitudes e gestos pode ajudar muito a desfrutar da vinda de um filho.

E o parto? Claro que também vamos falar sobre isso! Afinal é quando tudo começa.